Cooperativa de Produtores Rurais do Entre Serras e Águas: 15 de julho de 2007

quinta-feira, 19 de julho de 2007

UMA NOVA HISTÓRIA

16 de maio de 2007, EDR/Cati de Bragança Paulista. Data e local da assembléia de fundação da Cooperativa de Produtores Rurais Entre Serras e Águas. Uma noite em que começou a ser escrita uma nova fase da história de cada um dos 24 sócios-fundadores. Para muitos, os antigos na labuta diária na roça, a certeza de que, dali para diante, seriam mais fortes na luta por mais dignidade. Para outros, a concretização de um sonho, a finalização de uma parte da tarefa, uma batalha vencida.
Tudo porque, muito antes de o Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região resolver dar suporte para a formação de uma cooperativa de produtores familiares, ela já morava nos pensamentos de muitos deles, há tempos.Foram muitas e muitas reuniões, noites e dias de dedicação, para que o estatuto, elaborado, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (Sescoop), realmente contemplasse os anseios dos corajosos empreendedores.Bragança Paulista, Tuiuti, Vargem, Pedra Bela, Pinhalzinho, Joanópolis, Piracaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia e Extrema (MG). São estes os municípios por ora abrangidos pela cooperativa.
Os produtos? Tudo o que for produzido na roça, de verduras e legumes até farinhas e artesanato, tudo o que nasça das mãos e do coração de quem tenta construir uma vida digna em parceria com a natureza.Agora, só falta a parceria do consumidor consciente, que só precisa optar por participar da construção de uma sociedade mais justa.
Adquirir produtos de cooperativas significa melhorar a renda e a qualidade de vida no campo, ajudar a conter o êxodo rural, a reduzir o desemprego na Zona Urbana e criar condições para que os cidadãos tenham acesso a produtos frescos, de melhor qualidade e a preços mais justos, para consumidores e para o homem do campo.
Adquirir produtos da Cooperativa Entre Serras e Águas significa fortalecer a região e melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem aqui.